6.10.11

Agulha no palheiro

Em outubro, a semana que antecede a Feira de Frankfurt (a maior do mercado de compra e venda de direitos de publicação) é sempre uma loucura. É tanta oferta de livro que fica difícil não se afogar em títulos, sinopses, resenhas e cartas de apresentação.
Antes do tempo do e-mail, as feiras eram grandes oportunidades de interação, e também, claro, de fechar negócios na base do impulso, pois a negociação via correio, com carta e envio de livros/originais era obviamente muito demorada. Hoje em dia a Feira de Frankfurt (assim como outras, como a Feira de Londres, que ocorre em abril, ou a Feira de Bolonha, dedicada à literatura infanto-juvenil, no mês de março) é principalmente uma chance de encontrar pessoalmente tanta gente com quem nos comunicamos cotidianamente por e-mail, e de explicar com um pouco mais de detalhe o que estamos buscando publicar.
Frankfurt, Londres e Bolonha são feiras eminentemente profissionais - ou seja, ao contrário das nossas bienais, o foco não é no público, e sim nos negócios. Editores do mundo inteiro vão para as feiras para encontros de meia hora com os agentes que vendem os direitos dos livros. O e-mail facilitou muito as coisas, pois agora recebemos as listas de títulos de cada agência antes da feira (justamente na semana anterior), selecionamos o que mais interessa e aí as reuniões de meia hora ficam mais produtivas.
O que não quer dizer que tenha ficado fácil. Continua sendo um desafio descobrir o próximo bestseller com base em informação tão parca...

AFFLUENCE INTELLIGENCE by Dr. Stephen (...)
Why some people are able to build permanent wealth while others aren't, with a step-by-step program for improving your own abilities.
THE VIRGINS by Pamela (...)
Set in 1979, a boarding school romance spirals into disaster when two teenagers try to make sense of their unsuccessful attempts at sex.
EDGE OF DARK WATER by Joe R. (...)
Paranormal thriller about a young woman who gets in over her head when she steals a raft and heads to Hollywood to spread her friend's ashes.
WILD GIRLS by Mary (...)
Adult/Young Adult crossover novel set in an elite all-girl's boarding school in a bad part of town about a girl with supernatural abilities.
HOMINID by John (...)
A supernatural anthropological thriller surrounding a murder at an archeological site in New England.
Agora multipliquem isso por... uns quinhentos, e vejam como é dura a vida honesta!

3 comentários:

Marcus Pessoa disse...

Sempre que leio sobre negociações de direitos de livro, lembro de uma cena engraçadíssima quase no início de "Hollywood", do Bukowski, onde o agente vende os direitos do livro dele no meio de uma farra homérica.

Camila disse...

A Buchmesse abre para o público no domingo - e LOTA. Sempre vou aos estandes brasileiros pra ver se consigo comprar/ganhar alguma coisa, mas nao é sempre que dá...
Sao 9 pavilhoes gigantescos com editoras do mundo inteiro, é sensacional!
Vc vem?

anna v. disse...

Marcus, nunca li esse livro, mas fiquei curiosa.
Camila, é verdade, mas se não me engano só no domingo, último dia, certo? Enfim, eu não vou, mas tomara que você consiga.
Beijos.