28.11.07

Dez em química, zero em design de produto


Na última semana meus pés e minhas mãos incharam. Meus dedos doem quando eu fecho a mão. Ontem levantei da cama com tanta dor nas costas, tanto cansaço e tanto sono, de tantas noites mal-dormidas, que as lágrimas brotaram sozinhas, incontroláveis. Coitado do marido. Blame it on the hormones. Mesmo as gravidezes mais tranqüilas têm esses perrengues. O corpo não agüenta -- não tem como agüentar.

Não é de hoje que tenho críticas ao design do corpo humano. As pessoas insistem em chamá-lo de máquina perfeita, e tal. Eu discordo. Acho que alguns órgãos ficam sobrecarregados. A boca, por exemplo. É um absurdo que se use o mesmo órgão para falar, comer e ainda respirar -- isso para não entrar nas utilidades eróticas. Não seria muito melhor se apenas falássemos pela boca, e tivéssemos outra abertura ali pelo peito só para inserir comida e bebida? Ali já mais perto do aparelho digestivo, sem precisar passar pela garganta, esôfago, essa coisa que confunde com a respiração, às vezes cai no canal errado... Enfim, é uma bagunça. Também é um tremendo erro de projeto que só tenhamos dois olhos, um do lado do outro, na frente da cabeça. É claro que deveríamos ter um olho na nuca, ou melhor ainda, na ponta do dedo indicador. Como é que pode não conseguirmos olhar o nosso corpo todo sem auxílio de espelhos? A troca da dentição é outra coisa muito mal planejada. A gente vive uns 70 anos, passa 7 ou 8 anos com uma dentição e 62 com outra? Eu, hein! É claro que os dentes deveriam mudar ali pela casa dos 30 anos, para ficar mais equilibrado. E por fim, se o coração é um órgão tão importante, por que não temos dois, a exemplo dos pulmões, rins e outros?

Esse assunto me vem à mente com mais freqüência agora que o parto se aproxima. Porque essa é uma parte muito, mas muito mal feita. Vocês já viram aqueles desenhos que mostram por onde passam os bebês para nascer? É óbvio que não cabe direito. É óbvio que é apertado demais. Não faz sentido. O canal vaginal fica, como a boca, superutilizado, com funções demais. Além das funções de excreção, os bebês "entram" e saem por ali, literalmente. Não pode. Tá errado. Por que não somos, sei lá, marsupiais?
Update: A ignorância é uma merda. A Anunciação explicou que, apesar de próximos, o canal por onde bebês entram e saem, e as vias excretoras não são a mesma coisa. Blogue é esse problema. Você sai cagando regra, e se colar, colou.

Então se por um lado a parte química é um arraso, com a incrível sincronia entre os hormônios, libera uma coisa, deixa de produzir outra, tudo automático e involuntário, realmente bacanérrimo, as sinapses, as mensagens que chegam e saem do cérebro, tudo de tirar o chapéu, por outro lado deixa muito a desejar na parte de design.

Queria muito um Procon nessas horas.

PS: Por coincidência, a Maria hoje deu a dica deste site. Agora vão lá e me digam que estou exagerando.
.

6 comentários:

. disse...

Olha. Então. Eu tô meio sem fala por causa desse site até agora. Penso que as minhas estrias foram aparecer lá depois da 32a. semana; penso que nadei até 5 dias antes do Alê nascer; penso que passei superbem a gravidez inteira e engordei pouquinho. E mesmo assim reclamo moooito do espelho, fico me perguntando onde foi parar aquele encanto que a pança redonda me dava... enfim.

Anônimo disse...

Nao tive estria nenhuma, meu peito nao caiu. Em compensacao, a cicatriz da cesariana e' muito "pra dentro", porque eu nao tenho (nunca tive) barriga de tanque, mesmo nas minhas fases mais magras. E' o efeito "muffin". Sorte que nao moro mais no litoral e so' uso biquini agora umas poucas vezes por ano.

vera maria disse...

Anna, gostei muito do post de retorno, só lamento o desconforto por que está passando, mas já vai passar e quando a mathilde estiver com vc nem vai se lembrar desses dias. Ânimo, viu?
um abraço,
clara lopez

ps. o site da maria é muito bom tb, mas nem toda grávida fica daquele jeito, eu acho.

Lord Broken Pottery disse...

Anna,
Sou obrigado a concordar com você. Erros de arquitetura, de projeto, de execução, somos uma máquina imperfeita.
Beijo grande e força aí

Anunciação disse...

Apesar da proximidade,o canal do parto e da introdução do bebê não é o mesmo da função da excretora(xixi,no popular).Estou torcendo para que você se sinta bem melhor.Ai,ai,já estou preocupada com a amamnetação.

anna v. disse...

Deh, eu também não acreditei naquele site. Nunca vi estrias como aquelas, que parecem umas tatuagens.
Leila, que droga quando a gente diz "sorte que eu não moro mais no litoral"... Isso só corrobora minha tese de que o design é muito mal feito, mesmo quando dá certo, como no seu caso, dá um pouco errado.
Clara, sim, é desconfortável, mas comparando com outras grávidas acho que estou me dando muito bem.
Lord, obrigada pela força. Se eu acreditasse em Deus, acreditaria que fosse um homem.
Anunciação, putz, a ignorância é uma m* mesmo. Vou ter que dar uma corrigida no post. Obrigada pelo toque. Bjs.