2.11.06

Law & Order na PM-RJ

A equipe de "Lei & Ordem": alienígenas?

Anteontem voltei mais cedo do trabalho. Deveria ter escolhido dormir ou ficar ouvindo música, já que não estava com disposição para ler. Mas não, em vez disso, fui ver televisão. Tolice. Acho que nunca vou deixar de me espantar com a chatice dessas séries da TV a cabo (aliás, por que agora se chamam séries, e não mais seriados, como antigamente? E por que agora os nomes não são mais traduzidos, como eram antes, nomes incríveis como Profissão: Perigo, A Gata e o Rato ou Casal 20? E por que nem mesmo os nomes dos canais são traduzidos? Por que não Canal Universal ou Canal Warner? Que babaquice.)
São poucos os temas das séries: dramas/comédias familiares, policiais, ou a dura rotina dos hospitais (e o interesse do público pelos conflitos entre médicos, pacientes e enfermeiros permanece um imenso mistério – mais um – para mim). Ah, claro, tem também o tema “pessoas perdidas numa ilha se matando”, mas não sei se isso já se tornou uma tendência per se.
Bem, as séries policiais. São sempre umas equipes VIPs que têm acesso ao estado-da-arte de toda e qualquer tecnologia. Fico imaginando o quanto as delegacias normais devem detestar esse pessoal do FBI que aparece em Criminal Minds ou Law & Order: Special Victims Unit. (“Law & Order” é demais, né? Tipo, é nóis! Ordem e Progresso!) Porque eles devem chupar toooodos os recursos orçamentários destinados à segurança. Esses conflitos alguém mostra? Mas enfim, a tecnologia, pelo que percebi, serve como um excelente atalho nessas séries. Tudo e todos podem ser encontrados pelos supercomputadores do FBI. De modo que não se perde mais tempo indo atrás dos suspeitos. Gente, o que são aqueles computadores? E os bancos de dados, hein? Com um fragmento de um rosto que apareceu refletido num espelho numa filmagem tosca de câmera de segurança, um programa de reconstituição facial cruza os dados com todo o banco de dados da América e fornece... um suspeito! Um único! E é “o” cara! E aí nem tem mais a preocupação de “como vamos achar esse cara?”. Não! O computador informa tudo, a cena seguinte é o cara sendo algemado. Os episódios se desenrolam, assim, num ritmo muito, muito frenético, que eu, juro, tenho dificuldade para acompanhar. Claro, claro, a culpa é minha.
Mas isso tudo fica tragicômico já que estou lendo agora Elite da Tropa, aquele livro que fala sobre o Bope, o grupo de elite da PM do Rio. E lendo este livro e vendo a polícia nas ruas, me sinto uma perfeita idiota assistindo a essas séries com essa polícia tecnológica e incorruptível -- alienígena, eu diria. Você não?
Ao mesmo tempo, é devastador que uma polícia inteligente e honesta se afigure como algo alienígena. A perda simbólica da polícia como instituição que protege é tão grave que nem sei como se reverte essa situação. Será que apenas pagar melhor, investir em formação e educação resolve? Já não sei mais.

4 comentários:

Anônimo disse...

pior é CSI que além da parafernalia tecnologica mostra até as entranhas dos defuntos...mas o mais interessante é olhar as propagandas entre as séries, é ali que esta a chave pra tanta tecnologia, vender um monte de quinquilharia...Beijocas.

Carrie, a Estranha disse...

Minha filha...vc já viu CSI? Tem um negão de olho verde q é uma cooooisa! No linha Direta de ontem passou um caso em que a Perícia Brasileira desvendeu um suposto suicídio q era, na verdade, assassinato. A tecnologia pode, muito, fazer pelo crime - não só ela e ainda mais aqui no Brasil... enfim, eu entendi o q vc quis dizer.

Eu particularmente não posso compactuar com esse seu post. Eu simplesmente amo seriados. Já viu "Wonder years" (passa no Multishow atualmente. Acho). Dawson's Creek? Friends? That's 70's show?

Mas esses de médicos eu detesto todos!

Bom, é isso. Mais sorte nas próximas inclusões televisivas!

Bjs

anna v. disse...

CSI é um que é em Miami? Se for, já vi. Ruim como todos. Acho que foi nesse que vi esse troço surreal de software de reconhecimento facial achando um suspeito a partir de um fragemento de um reflexo do espelho (é sério, não inventei). Pfff.
Carrie, nunca vi nenhum desses que você citou. Mas tenho que confessar que já ri muuuito com Seinfeld (principalmente assistindo doidona).

Carrie, a Estranha disse...

Não. Existe o CSI Miami, mas o original - e o que tem o negão - é o CSI Las Vegas. Que é o melhor, diga-se de passagem. Tá, tem umas forçações de barra, pq claro, é um seriado. Mas é bem feito.

Cara, vc não sabe o q está perdendo. Vc não pode dizer que não gosta de seriados até ver "Wonder Years" - aqui passou como "Anos incríveis", passava na Cultura e depois na Band. è muuito bem feito, muito bom mesmo. Passado nos anos 70.

Seinfeld é show de bola. É muito bom.Bom, eu sou suspeita. Adoro cultura de massa!

Ah! E ainda não consegui ver Lost.

Bjs