1.10.06

Mi Buenos Aires Querido - parte 1


A invasão de magnatas brasileiros
Com o câmbio favorável (aprox. 1,40 peso cada real) e os pacotes e passagens muito baratos, os brasileiros invadimos mesmo a Argentina. Um motorista me disse que chamam a estação de esqui de Brasiloche. Em Buenos Aires ouve-se português em qualquer lugar, turístico ou não. Reparei que isso mexe com os brios desse povo quase nada orgulhoso que é o argentino. Brasileiros compramos tudo, damos gorjetas (propinas, haha) milionárias, gastamos sem dó nem pena. E, para além do câmbio favorável, as coisas são mais baratas mesmo. Principalmente comida e transporte (seja táxi, ônibus ou metrô). Mas atenção: não vale a pena levar reais para trocar lá (como eles não querem dar o braço a torcer, usam um câmbio péssimo de 1,25), e sim dólares (3,08 pesos nas casas de câmbio).

Comes e bebes - cafés
Sim, em Buenos Aires rola aquela clima de ficar no café batendo papo durante horas, ou lendo um livro ou jornal, sem que os garçons te encham o saco para vc consumir mais. Tem café de tudo quanto é tipo, sempre. E tem aquela coisa genial, que é o Submarino (leite quente com uma barra de chocolate dentro, que derrete aos poucos). Aliás, o que é a tara por chocolate que esse povo tem?! Um progama bem típico indicado por argentinos, e que eu fui conferir, é comer churros com chocolate no La Giralda (Corrientes 1453) (o lugar tem o clima do Nova Capela, mas não tão trash). Reparem na dieta: a porção vem com quatro (!) churros (daqueles que vendem nas barraquinhas no Brasil, só que mais sequinhos e gostosos) recheados com chocolate e polvilhados com açúcar, e acompanha uma xícara imensa de chocolate quente. Hoho. Na linha "É turístico sim, mas não perca": o Café Tortoni, uma confeitaria antiga no estilo da Colombo. Fica na Av. de Mayo 825 (http://www.cafetortoni.com.ar/). Peça tostados de pão de miga, um clássico.

Moda - peluquería
Sabe o clássico corte de cabelo repicado, em camadas, dos anos 80? Pois é. Voltou com força total em Buenos Aires. Todas --eu disse todas-- as mulheres têm agora cabelo repicado. E nenhuma delas é a Farrah Fawcett. Que essa moda não chegue por aqui para provocar novas vítimas.

Nenhum comentário: